sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Portugal está triste


            Cristiano Ronaldo é, feliz ou infelizmente, um dos maiores ícones ou embaixadores de Portugal. Mas, ainda mais profundamente, um prisma que através do qual dá para entender um pouco melhor a atual mentalidade portuguesa.
            Ao visitar a página de um amigo no Facebook, reparei diretamente com o que - tirando as exceções, significa ser português: Elegantemente, o comentário anónimo que recebi de outra pessoa foi o seguinte: “Primeiro: Para essa votação foi tida em conta só a época 2011-12, na que o Real Madrid não foi campeão da Supertaça, senão o FC Barcelona. Segundo: Iniesta = 6 golos, campeão da Supertaça de Espanha, campeão do Mundial de Clubes, campeão da Taça do Rei, meias-finais da Champions League, campeão da EURO2012 e melhor jogador da EURO2012. Terceiro: Messi = 75 golos!!! Campeão da Supertaça de Espanha, campeão do Mundial de Clubles, campeão da Taça do Rei, meias-finais da Champions League, máximo goleador da Champions, da Liga Espanhola e segundo máximo assistente e MÁXIMO GOLEADOR DA HISTÓRIA numa soa época. Ronaldo = Melhor Jogador de Europa = Palhaçada”.


            Além da lógica desse comentário, há espaço para uma análise mais profunda: O triste não é Ronaldo estar triste. O triste é postar, partilhar e gostar esta fotografia: isso é a tristeza. Porque? Porque representa o que é ser português hoje: ser pusilânime, sentir pena dum próprio, tentar chamar a atenção com lágrimas. Um povo que há 500 anos descobriu e conquistou um quarto do mundo, hoje é patriota mas é hipócrita: já não é forte, já não é dono do seu destino, já não luta. É pessimista. E queixa-se. E chora. Ronaldo nunca chegará a ser Messi (nunca tantas verdades juntas sobre uma pessoa foram ditas como neste artigo - link: http://sociedad.elpais.com/sociedad/2012/09/05/actualidad/1346865454_319891.html ).
            Portugal nunca chegará a ser a Alemanha, ou a França, ou os Estados Unidos da América. Porque enquanto Messi está a lutar para ser o melhor, Ronaldo está a chorar porque não recebe a atenção que quere e está triste. Porque quando outros países estão a lutar para vencer a crise, Portugal está a reclamar mas aqui ninguém faz nada.
            Ronaldo, deixa de chorar. Portugal, deixa de chorar. Lutem.

Visite o nosso site oficial: http://www.phxmarketing.pt/

Sem comentários: